Entenda como custos e despesas de produção influenciam a precificação

Tags relacionadas: Manufatura

Com o mercado cada dia mais concorrido, empresários e gestores precisam estar preparados para uma gestão de custos de produção assertiva. É preciso estar atento aos movimentos dos concorrentes e do mercado em que atua, para entregar produtos que tenham relevância e competitividade.

Mas você sabe como fazer isso e se tornar uma empresa competitiva para o mercado e para os consumidores? Nós vamos te ajudar! 

Controles de gastos na produção

Não é nenhum mistério que para crescer é preciso ser assertivo no controle os gastos. Afinal, sem controle de custos e despesas não conseguimos realizar a precificação clara de produtos e serviços, ficamos sem referência de margem para negociação, e perdemos a possibilidade de controlar o ROI e de reinvestir claramente o lucro de nossa empresa no negócio. 

O controle de gastos está diretamente ligado a maneira como a empresa é dirigida, já que todos os processos administrativos e financeiros envolvem a gestão do negócio. 

Por mais que leve tempo realizar essa gestão, todo empresário de indústria, grande ou em crescimento, sabe que ter esses dados em mãos pode ser o seu diferencial diante da concorrência. Com eles é possível reduzir os riscos na hora de investir em um novo produto ou em tecnologia, ampliar algum setor ou aumentar o quadro de colaboradores. 

Se você ainda não sabe como realizar a gestão de custos e despesas, vamos te ajudar explicando o que ela é e como melhorar essa importante área de sua empresa.

Gestão de gastos

Basicamente a gestão de gastos leva em conta os custos de produção, as despesas que a empresa possui e o investimento realizado no negócio. Mas diferente do que muita gente pensa, controlar os custos e as despesas são fatores diferentes. 

Custo é tudo aquilo que você gasta para realizar um serviço ou fabricar um produto, ou seja, é tudo que está diretamente ligado ao que a empresa entrega para o cliente. Pode ser o gasto com matéria-prima, manutenção, salário da equipe de produção, entre outros.

Já despesa é tudo o que a sua empresa investe para apoiar o funcionamento da produção, mas não é diretamente aplicado no produto. Itens como marketing, mão de obra não relacionada à produção, softwares de gestão, instalação de câmeras, material de limpeza, entre outros.

Há ainda diferentes maneiras de controlar os custos e despesas. Pode ser por meio de softwares automatizados, por planilhas, controle interno ou externo. Tudo dependerá da complexidade da sua produção e da sua estratégia de posicionamento de mercado.

Precificação

A precificação de serviços e produtos também é um ponto importante para a gestão, e é diretamente impactada pelo controle de custos. Durante a formação de preço deve-se coletar e analisar os custos e despesas e combinar o impacto de fatores externos (como os preços praticados pela concorrência). 

É possível apurar os custos de diferentes maneiras, para então alimentar a precificação. 

custeio por absorção, no qual se baseia o valor do produto e serviço levando em consideração os custos de sua produção direta, ou seja, todos os custos de fabricação

Já no custeio por absorção integral, é necessário separar os desperdícios dos custos totais, evitando que a ineficiência seja contabilizada como custo no valor final. Isso a identifica como despesa e torna o controle sobre ela mais direto.

A terceira maneira é o controle com custeio variável ou custeio direto, onde as despesas são separadas entre diretas e indiretas antes do rateio, mas com maior foco na separação entre custos e despesas.

A precificação leva em conta dados de qualquer um dos métodos citados. Então é feita a inserção do lucro desejado, acrescido de valores como impostos, custo de insumos no mercado, gastos de comercialização e margem de lucro, gerando assim o Markup.

Mas não se preocupe, vamos aprofundar mais o conhecimento nesses assuntos em um outro conteúdo. E Tirar as dúvidas que todo empreendedor ou empresário tem na hora de realizar o controle de gastos e precificação de seus produtos e serviços.

Quer saber mais sobre controles que podem otimizar sua indústria? Inscreva-se na nossa newsletter e receba atualizações.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Mais sobre Manufatura...