Distribuidores e marca própria – estratégia para o crescimento

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Provavelmente você já entrou em um supermercado e se deparou com uma marca própria. Uma variedade de produtos imensa, que ocupa espaços exclusivos em prateleiras antes tomadas apenas por marcas extremamente consolidadas e que sempre investiram muito no público consumidor.

A criação dessas marcas é, na verdade, uma inteligente estratégia que vem dando bons resultados para grupos como Makro, Carrefour, Walmart, Pão de Açúcar, entre outros. Mas você sabe como tirar proveito desta técnica?

Neste artigo vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre essas novas marcas,que vem entrando de cabeça no mercado consumidor.

Entenda o mercado

Sabemos que a pulverização do mercado é uma realidade no Brasil.São centenas de concorrentes tentando um espaço. Temos também a ciência de que as marcas consolidadas se tornaram quase que uma “herança nacional”, mas é preciso se atentar que o público consumidor vem mudando no país e se antes as marcas próprias eram vistas com desconfiança, hoje elas já chegam a representar 12% do faturamento total de grupos como Carrefour e 8% no faturamento do Makro.

De acordo com a Kantar Wordpanel, desde 2018 a alta desses produtos nos lares brasileiros é impressionante. O último levantamento revelou que, em 2018, o aumento foi de 68%, mais de 32,8 milhões de lares que passaram a comprar esses produtos vendidos exclusivamente em uma rede atacadista ou varejista.

Muito disso se dá ao fato de o consumidor de perfil mais novo apostar em marcas muito desconhecidas pelos seus pais ou avós por conta de publicidades ou interações com amigos. São pessoas que conhecem o novo produto já sem o estigma de ser um item apenas para “momentos de crise”.

Com isso, nota-se que a possibilidade de crescimento para quem investe nessa nova frente é promissora.

Reestruturação do mercado atacadista

Estudos mostram que nos últimos anos o setor atacadista e varejista vem reestruturando suas atividades mercadológicas, incorporando às atividades tradicionais o gerenciamento de produtos de marca própria. Dessa maneira conseguem um lucro acima da média, já que detém a marca, seus direitos de fabricação e até mesmo pontos estratégicos de exposição.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidoresde produtos industrializados (ABAD), apenas 20,7% dos distribuidores possuem marca própria. Pensando de maneira estratégica essa é uma excelente lição para o mercado de distribuição no Brasil, que ao investir em marca própria pode se beneficiar de conhecimento de mercado, o que auxiliaria o distribuidor nas negociações de compra.

Assertividade na criação da marca

É notório que as marcas novas têm uma análise minuciosa sobre como se certificar de que obterão êxito em sua distribuição e capilaridade no público consumidor. Para essa certeza, há necessidade de diversos estudos de necessidade de produto, publicidade da marca e vários outros serviços que se tornam investimentos para que o sucesso da nova marca seja rentável ao grupo investidor. Esses controles se dão por apontamentos de custos e receitas que no final, darão ao investidor uma visão assertiva sobre a rentabilidade da marca e sua margem de lucro sobre investimentos em marketing e outras despesas correlatadas.

Por isso, agora é hora de aproveitar o bom momento e investir na criação e distribuição de marca própria. Como fazer isso de forma estruturada? A TradeOne pode te ajudar! 

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