A pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central (BC) nas semanas finais de 2019, revelou que para 2020 o Produto Interno Bruto (PIB) tem expectativa de crescer de 2,22% para 2,24%. O número indica um movimento otimista que vem crescendo no Brasil em relação a economia e aos investimentos nas empresas brasileiras.
Em contraposição, dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM) e da Softex, alertam que no próximo ano o Brasil pode ter um déficit de 750 mil profissionais com qualificação adequada na área de tecnologia.
Diante desse cenário, como as empresas devem se preparar para crescer?
O que deve mudar em 2020?
As pesquisas e dados oficiais do governo vem mostrando a reação da economia brasileira, assim como a expectativa do aumento de investimento estrangeiro no país. No entanto, quem quer surfar nessa onda de crescimento deve ter atenção às mudanças que podem acontecer. Afinal, novos desafios serão enfrentados e como sabemos, a mão de obra qualificada será um diferencial para quem quer manter a qualidade do produto ou serviço prestado.
Parte da escassez de mão de obra pode ser administrada com tecnologias que apoiem o aumento da produtividade, sistemas de gestão que apoiem em melhoria de processos e automações. Essas características exigem menor necessidade operacional, além estruturar seu negócio para crescer de forma segura e sustentável.
O fato é que as equipes precisam executar atividades mais estratégias e de valor agregado para o negócio.
Como o sistema de gestão pode te ajudar
Diante de tal cenário, muitos empresários, empreendedores e analistas de TI se questionam sobre qual tecnologia pode auxiliar de maneira efetiva sua empresa ou o negócio no qual é sócio ou colaborador.
Quando falamos de gestão integrada, temos por exemplo, softwares ERP online, que permitem que ações sejam automatizadas com uso de workflows e outros recursos. Intuitivos e fácies de usar, podem ser facilmente implementados em todas as áreas de negócio e auxiliam na organização, vendas, revisão de contratos, estoque, gestão contábil e financeira entre outros.
Entre os benefícios do sistema de gestão integrado (ERP) esta:
- simplificação de processos e gestão inteligente da empresa em tempo real
- a redução de custos que ajudam a controlar os gastos e o fluxo de caixa;
- Controle das informações com o monitoramento dos processos de maneira ágil, prática e segura, rastreável e segura;
- Incremento da produtividade com alertas e notificações: disponibilize ferramentas de gestão que permitam maior atenção as tarefas a serem executadas por cada equipe de sua empresa;
- Conexão dos Colaboradores: acesso a informações em qualquer lugar apoia agilidade de processos internos e tomada decisões;
- Melhora na comunicação interna com junção de informações de diferentes setores, possibilitando que mais colaboradores tenham acessos a dados essenciais.
Gostou de nosso conteúdo e quer saber mais sobre o tema? Cadastre-se em nossas newsletter.