Como utilizar o ERP na formação do preço de venda

Gestão Financeira

Varejistas sabem que o omnichannel é uma realidade que transformou o mercado. No entanto, ter insights com a grande quantidade de dados que são colhidos e recebidos diariamente não é uma tarefa fácil. Com o sistema de gestão integrada (ERP) é possível aproveitar todos os dados para uma precificação mais assertiva. 

Mas você sabe como fazer isso e se tornar uma empresa competitiva e melhorar a rentabilidade do seu negócio? Nós vamos te ajudar!

Dados x insights

A comunicação entre canais coleta milhares de dados diariamente. Com o uso do ERP (Enterprise Resource Planning) torna-se possível integrar todos os dados, e assim armazenar e automatizar o que o seu negócio coleta. Dessa maneira você mantém um fluxo de informações único e consistente.

Os dados coletados geram insights, que são filtrados e armazenados para proporcionar ações mais rápidas, efetivas e assertivas para a sua empresa. Coletar os dados sem organização cria acúmulo desordenado de informações, que não geram valor algum.

Integre dados e melhore o seu fluxo empresarial:

  • Compras: Rastreie todos os seus processos de compras através de uma estrutura digital. É importante controlar desde as cotações até o uso do insumo e o pagamento dos fornecedores. Um bom ERP deve te ajudar a gerenciar o ciclo completo do pedido; incluindo compras por departamento, recibos, faturas, devoluções e pagamentos. Ferramentas integradas de comunicação permitem que você facilmente compare fornecedores, cotações e prazos, para negociar melhores condições e identificar oportunidades de redução de custos.
  • Estoque: Gerencie o estoque em tempo real, tendo visibilidade da disponibilidade de recursos a cada venda e a possibilidade de produção imediata. A integração estruturada de processos precisa mostrar exatamente os recursos necessários para atender à tendência de crescimento comercial. Assim você poderá controlar automaticamente a gestão da produção, visualizar o preço médio de seu estoque e utilizar como base para criar listas de preços.
  • Vendas: Maximize o relacionamento com os clientes e mantenha as margens controladas com uma estratégia forte de estoque e preço.
  • O ERP deve proporcionar controle sobre a rentabilidade e fluxo dos negócios. Você precisa ter uma visão completa do comportamento de compra dos clientes, avaliando o impacto dos preços e da disponibilidade de entrega nas vendas. 
  • Fluxo de caixa: é necessário ter visibilidade em seu fluxo de caixa e mensurar todas as previsões efetivas de vendas por transações (cotações, pedidos de vendas), pois dará maior nível de certeza e previsibilidade dos recebimentos e compras em seu fluxo de caixa. Estruture as transações em seu plano de contas para ter uma visão financeira assertiva das tendências de crescimento de seu negócio.

Entenda o universo dos dados (dados do How to Become An Insigths-Driven Business de 2018)

37% das empresas são incapazes de ter uma visão dos clientes no omnichannel.
41% dos dados são concretizados rápido demais, impossibilitando o gerenciamento.
52% detectam inconsistência entre fontes e dados.

Por que ser orientada por dados?

  • Melhora na análise preditiva e prescritiva;
  • Armazenamento e análise de uma grande quantidade de dados;
  • Previsão do impacto na alteração de preços;
  • Precificação considerando os preços praticados pela concorrência, base de custos e serviço e margem de contribuição.

Cruzamento de dados auxilia no planejamento estratégico de sua empresa

  • Previsão de demanda: análise do comportamento de consumo e tendências;
  • Alocação de recursos efetiva: melhoria no fluxo do atendimento, compra e venda de produtos;
  • Perfil do cliente: A melhor maneira de vender mais é conhecer o seu público. Para isso, analisar dados reais aperfeiçoa o desenvolvimento de estratégias de negócio;
  • Reação rápida: capacidade de analisar mudanças no mercado e agir de maneira rápida e eficiente para realizar correções de rotas;
  • Monitoramento de indicadores: criar indicadores que podem ser usados por todos da corporação ajuda no direcionamento das áreas, na análise da concorrência e na criação de insights.

Dê o próximo passo rumo a utilização do ERP na formação de preço de venda com o SAP Business One (B1).


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Varejistas sabem que o omnichanel é uma realidade
que transformou o mercado. No entanto, ter insights com

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