Ter mais controle sobre os processos de sua empresa é uma necessidade cada dia mais latente entre os empresários brasileiros. Nós já falamos aqui no blog sobre como ter contratos mais rentáveis com suporte da tecnologia ,e hoje vamos mostrar como o ERP pode te ajudar.
O ERP (Enterprise Resource Planning), ou no português Planejamento dos Recursos da Empresa, pode e deve ser usado em todas as frentes do seu negócio e é ideal para quem precisa realizar a gestão de vencimentos e renovação de contratos, a análise de custos e também, a análise de atualizações por conta de convenção coletiva. Assim sendo, é ideal para manter a parte administrativa, financeira e jurídica de sua empresa em legalidade.
Gestão de vencimento e renovação de contratos
Todo gestor sabe que é preciso estar atento aos contratos de sua empresa, especialmente aos de serviços, compras e vendas. Por isso, é importante ter um sistema de gestão integrado permite que todas as áreas conversem.
Neste caso, o ERP permite à área de vendas, jurídica e financeira registrar todos os contratos firmados ou em negociação, assim como a criação de lembretes e agendas que auxiliam os colaboradores à identificar em suas agendas as reuniões, datas de vencimento, tarefas a serem realizadas e o período de renovação dos contratos.
Dessa maneira, é possível manter notificações ativas que lembrem a área comercial de iniciar os trâmites de renovação antes mesmo do contrato anterior ter vencido, assim como a área financeira de realizar as cobranças, enviar os boletos e solicitar as notas fiscais de produtos e serviços terceirizados.
Além disso, o sistema de gestão possibilita que a conferência de valores e datas seja mais ágil e assertiva, evitando que sua empresa continue com as atividades mesmo após o vencimento do contrato, assim como realizar a conferência do escopo do contrato e o executado, permitindo assim a cobrança, identificação de pagamentos indevidos e cobrança de multas ou taxas por conta de cláusulas não cumpridas.
Análise de custos
Todo sócio ou proprietário de um negócio o constrói para ser longínquo e rentável, mas nós sabemos que isso só se torna viável quando se tem uma análise de custos efetiva.
Com o sistema de gestão (ERP) é possível:
- realizar a criação de itens com componentes de custos atualizados por preços médios de estoque ou pelo último preço de compra
- analisar o valor da matéria-prima, distribuição ou compra de materiais necessários para o cumprimento de seu contrato
Dessa maneira é possível prever o barateamento dos insumos, identificar os custos fixos de cada serviço ou atividade, diminuir os riscos de seu negócio, realizar a precificação mais assertiva de seus produtos e serviços, aumentar a sua competitividade no mercado e consequentemente elevar a sua lucratividade.
Análise de atualizações por conta de convenção coletiva
Se a sua empresa tem colaboradores registrados em regime CLT, é preciso ter atenção redobrada às convenções coletivas, que realizam os reajustes salarias da categoria. Para permitir que você atenda a essa legalidade jurídica, o sistema de gestão permite a criação de lembretes datados de acordo com as convenções, assim como lembretes que identifiquem todos os contratos.
Agora que você já sabe como o ERP pode te ajudar na gestão de sua empresa e de seus contratos, aproveite para implementar essa gestão em seu negócio.
Solicite o contato de um consultor da Trade One e entenda como podemos te ajudar!