A forçada Revolução Digital

Gestão de Crise

É fatídico que vivenciamos uma etapa que mudará os eventos de negócios daqui por diante. Desde estratégias de comunicação com clientes até a fabricação de produtos e prestação de serviços consultivos.

Esse evento faz com que tendências tecnológicas sejam pensadas e implementadas o quanto antes para que as empresas mantenham sua performance de negócios ativos, sua estrutura produtiva inabalada e sua comunicação com parceiros de negócios fluida.

Mas… Como adiantar essas tendências e aplicá-las em nosso cenário atual?

Podemos considerar nessa nova fase, a mudança em 5 pontos essenciais:

          1. Comunicação com clientes
          2. Automação comercial
          3. Gestão e automação de processos
          4. Gestão gerencial
          5. Relacionamento com o cliente.

1 – Comunicação com clientes

Com as restrições de proximidade, devido o surto da COVID-19, não há mais uma abordagem presencial com seu cliente, por conta de maior parte da comunidade empresarial estar trabalhando fora de seu escritório. Isso faz com que seja necessária a aproximação com clientes de forma digital, onde as campanhas digitais de marketing, comunicação assertiva e exposição digital de seu produto com atributos vastos e claros, se tornam caminhos indispensáveis para a clareza na apresentação dos seus produtos e serviços.

2 – Automação comercial

Além da comunicação com clientes, é imprescindível a estrutura de venda online pronta para que seu cliente possa, através dela, escolher em detalhes as variações do produto ou serviço adquirido, dando recursos para que ele seja claro no que você irá produzir como produto ou solução.

3 – Gestão e automação de processos

Tendo um bom sistema de gestão, é possível receber as vendas online e ter à disposição toda a demanda de venda concluída em seu sistema. Esses dados são fonte de organização para que sua área de produção inicie a compra de insumos e já apresente ao seu cliente final, em qual data terá seu produto disponível para uso. Esse evento também poderá automatizar os processos de compra e tendo os insumos em estoque, já há condições de organizar as filas de produção automaticamente em suas máquinas produtivas (sim, equipamentos que estão no chão de fábrica já podem ser automatizados), pois seu cliente já especificou em sua compra quais insumos você deverá comprar para produzir o item vendido.

Se tratando de uma empresa de serviços, é possível gerenciar a agenda de reuniões online, tópicos e o especialista que prestará o serviço consultivo adequado ao requisitante. 

 4 – Gestão gerencial

Todos os pontos anteriores mostram a logística empresarial para que você tenha uma estrutura de processos concisa para atender seu cliente, porém, é necessário avaliar os ganhos e investimentos como empresa.

Por exemplo, saber qual seu fluxo de caixa (o quanto terá que pagar e receber dentro de um determinado período),  ter condições de criar relatórios financeiros como balanço, balancete de DRE (demonstrativo de resultados), para ver de forma granular a saúde de sua empresa e com isso, tomar decisões respaldadas em processos. Além de métricas analíticas já prontas, ter um ERP que permita o cruzamento de informações para saber tendências de seu negócio e também tendências de seu publico alvo, é um vantajoso diferencial no mercado. Como conhecedor de seu negócio, você saberá como inovar seu produto e medir e ser sempre um diferencial de mercado.

5 – Relacionamento com o cliente

Esse ponto é importante, principalmente após alguma negociação comercial. Os eventos gerenciados por seu sistema de gestão empresarial mostram como você poderá ser assertivo em atender qualquer incidente com seu cliente, seja comercial ou de entrega. Além disso, o trabalho pós-venda sempre capta dados de como seu produto ou serviço poderá ser melhorado, de acordo com a estruturação que você faz ao colher os feedbacks dos seus clientes.

Com esses pontos estruturados, sua empresa poderá enfrentar com eficiência essa delicada fase global. Conte com a Trade One para implementar esse controle através de produtos de referência global na gestão empresarial.  

Escrito por Stefan Araújo, graduado em Tecnologia de Redes Operacionais, com 18 anos de experiência em Tecnologia da Informação e deles, 10 anos focado em consultoria de negócios ERP. Atua na Trade One como Diretor de Consultoria e arquitetura de soluções SAP. 

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