Ser competitivo é essencial na hora de realizar a formação de preço, especialmente para distribuidores que trabalham com varejo e sabem que a margem de lucro dos produtos é mínima, o que significa que não há lugar para erros. No entanto, saber como realizar essa precificação pode ser um verdadeiro desafio, especialmente se você busca estratégias sólidas para aumentar sua operação e Seu faturamento.
Por isso, neste artigo vamos te ajudar a entender melhor como utilizar o Big Data na hora de realizar essa tarefa.
Primeiro: o que é big data?
Para entendermos como utilizar o Big Data na formação de preço é preciso, primeiro, entender o conceito. A definição de Big Data nada mais é do que um conjunto de dados que chegam em grande volume e variedade constantes. Isso significa que um enorme volume de dados é recebido de maneira rápida e de diversas fontes.
No mercado o Big Data é conhecido pelos 3 Vs: Volume, Velocidade e Variedade. Se pensarmos nas grandes empresas, vemos que o Big Data foi essencial em seu processo de crescimento, pois foi de acordo com a coleta e interpretação desses dados que elas encontraram meios seguros de crescer e tornarem seu faturamento maior, ano após ano.
Para distribuidoras o Big Data tem maior impacto na eficiência operacional, pois é com ele que conseguimos analisar e avaliar todo o processo de distribuição, assim como os comentários, devoluções e até mesmo concentração de clientes, além de permitir que identifiquemos demandas futuras.
Vendas mais precisas com sistema de gestão integrado
Com o uso do Big Data a precificação tende a ser mais efetiva, pois dados como demanda e movimentos da concorrência são analisados para garantir a precificação inteligente, o que significa que é possível:
- entender de maneira mais abrangente o mercado;
- quais produtos o consumidor mais busca;
- quais são os movimentos da concorrência em relação ao que entregam;
Além disso, os dados podem ser cruzados com o histórico de compras e até mesmo com os perfis dos clientes, permitindo analisar tendências e conseguir definir preços mais competitivos na hora de realizar a compra e a venda. Tudo para que estejamos sempre um passo à frente do mercado.
É preciso entender que já realizamos todos os dias a coleta de dados de nosso negócio, parceiros e clientes. Com esses dados, o sistema de gestão integrado será capaz de permitir que todo esse volume seja codificado, interpretado por transações e analisado de maneira eficiente, fazendo assim com que você esteja sempre trabalhando de maneira competitiva no mercado, através de dados confiáveis.
Por fim, e não menos importante, vale lembrar que para ser eficiente, o seu sistema precisa ser abrangente, simples e com condições para fornecimento de análises preditivas.
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