Ter um negócio rentável não é uma tarefa fácil. É preciso conhecer bem o mercado consumidor, saber precificar com exatidão o seu produto ou serviço e investir em uma gestão e administração eficiente do negócio. Afinal, nenhuma empresa consegue escalar se não souber como, onde e no que investir o seu dinheiro.
Por isso, ter projetos rentáveis é mais um passo necessário para o crescimento de seu empreendimento. Mas você sabe como realizar gestão de contratos? Nesse artigo mostraremos algumas dicas valiosas para empresas de prestação de serviços manterem a rentabilidade de seu negócio.
Entenda o que é a gestão de contratos
Antes mesmo de darmos todas as dicas para ter projetos rentáveis, é preciso que você saiba o que é a gestão de contrato. A prática, nada mais é do que a utilização de técnicas gerenciais usadas na hora de administrar toda e qualquer atividade que o seu negócio desempenhe.
Para simplificar é como se fosse a construção de uma grande área de trabalho, na qual todas as etapas são planejadas, gerenciadas e verificadas para que as obrigações legais de cada etapa sejam realizadas da maneira mais assertiva e satisfatória para o bom funcionamento de sua empresa, ou no caso, de seu projeto.
Vale ressaltar que este grande workflow também leva em conta tanto a sua empresa, quanto seus fornecedores. O que significa que desde o momento em que começa a negociação, até o momento em que o contrato é finalizado (o tempo de serviço), o gerenciamento é completo, garantindo o cumprimento das responsabilidades de ambas as partes, assim como as alterações ou adequações no acordo no decorrer do tempo de serviço, além da gestão dos recursos que executarão os serviços.
Ligada aos setores financeiros e administrativo, a gestão de contrato permite que o responsável por cada área de sua empresa tenha o total acesso aos documentos assinados, o que permite que essas pessoas tomem decisões mais assertivas e não gaste tempo, dinheiro e material com etapas que fogem do que foi acordado.
Dessa maneira, os programas de gestão permitem que as informações sejam integradas e que se faça o acompanhamento do contrato, a detecção e resolução de problemas contratuais, a análise do histórico dos contratos, assim como novas negociações, além de permitir que se estipule prazos e verifique-se a renovação do documento.
10 dicas para ter projetos mais rentáveis
Agora que você já entendeu o papel da gestão dentro dos projetos rentáveis, vamos listar 10 dicas para manter sua empresa no caminho certo.
- Crie processos bem definidos para evitar desperdícios e erros; por exemplo, um workflow bem detalhado melhora todo o fluxo da gestão dos contratos;
- Realize o controle diário de projetos, verificando tudo o que foi orçado e o que está sendo realizado;
- Use a gestão para realizar a correta alocação de recursos humanos e materiais;
- Os dados podem te ajudar a realizar a previsão antecipada de materiais e pré-requisitos para executar determinadas tarefas, como por exemplo, conseguir provisionar materiais para cada tipo de projeto fechado (EPI´s, uniformes, etc,);
- Mantenha a rastreabilidade de todas as transações comerciais geradas pelo contrato;
- Gerencie o fluxo de caixa por contrato;
- Faça a análise histórica de contratos executados e defina assim o pacote de custos adequados para cada tipo de contrato;
- Identifique contratos mais rentáveis
- Realize a gestão das equipes alocadas com integração entre sistema de folha de pagamento e de controle da operação;
- Mapeie o clico dos projetos desde a venda e tenha projetos mais precisos na precificação de orçamentos e acompanhamento no CRM;
Para saber mais e ter projetos muito mais rentáveis, fale agora mesmo com nossos especialistas.