Otimização de processo – O momento certo para analisar os processos

Otimização de processo – O momento certo para analisar os processos

 

A otimização de processos é o alfa e o ômega de uma implementação de ERP bem-sucedida. Mas quando é o momento certo para examinar os processos anteriores?

Quão bem sucedido um sistema ERP funciona, depende de quão bem os processos são adaptados aos processos na respectiva empresa. Os processos não devem, de alguma forma, levar ao objetivo, mas da maneira mais eficiente. Portanto, não é suficiente para adaptar o software a todos os processos no projeto ERP. Em vez disso, a empresa deve abordar seus objetivos e os processos que precisam para chegar lá. Mas quando é o momento certo para uma análise de processo completa ?

A ignorância leva à desvantagem

Dos círculos profissionais, geralmente se ouve que os processos devem ser determinados já antes da seleção do ERP. Isso ocorre porque a empresa sabe exatamente o que deseja. Bem pensado, no entanto, essa abordagem sofre uma grande falha: Muitas vezes, as empresas desconhecem a versatilidade das soluções do sistema de hoje. O potencial do software permanece inutilizado ou mesmo usado incorretamente. Em vez da expectativa de aumento de eficiência, isso vem a uma estagnação e todos estão desapontados.
Além disso, muitas vezes é difícil para pequenas e médias empresas levantar recursos suficientes para investigar e otimizar os processos de forma permanente. Além disso, o hábito leva a um certo grau de cegueira operacional e muitas vezes é difícil para pessoas em posições responsáveis ​​permitir o desenvolvimento aqui.

A abertura leva à otimização de processos

Na nossa experiência, uma boa abordagem é fazer um pouco de base, mas também permanecer aberto a mudanças – tanto nos processos como no software. Um passo essencial para alcançar uma boa base aqui é registrar os processos atuais em seu estado atual por escrito. Mesmo um consultor de ERP pode ser um bom suporte aqui, pois às vezes pode separar os processos individuais melhor. Neste ponto, eles também podem coletar de funcionários – quais mudanças eles fariam? Qual otimização é mais importante para os processos da empresa? É importante perguntar de forma diferenciada o que eles pessoalmente mudariam e o que para a empresa. Muitas vezes eles recebem respostas diferentes aqui. O feedback geralmente reflete exatamente as áreas

Além da otimização do processo, o sucesso dos sistemas ERP também depende da abertura dos usuários com a mudança. Novamente, apenas uma boa comunicação na empresa ajuda aqui – se isso não funcionar, este é o primeiro processo que deve ser alterado.

Mais informações sobre o projeto ERP podem ser encontradas aqui.



Deixe uma resposta